Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetônica inalterada desde o renascimento até aos nossos dias. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo, e vigiadas por um sobranceiro castelo do século XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte à igreja renascentista.
Bendada é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 36,04 km² de área e 580 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 16,1 hab/km². A formação da Bendada como aglomerado urbano pode ter tido origem num povoado lusitano, o que faz recuar a génese desta aldeia aos séculos V ou VI Depois de Cristo (DC).
Penalobo é uma antiga freguesia portuguesa do município do Sabugal, com 16,64 km² de área e 141 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 8,5 hab/km². A freguesia foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Pousafoles do Bispo, Penalobo e Lomba.
Aldeia Velha é uma freguesia portuguesa do município do Sabugal, com 18,85 km² de área e 431 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 22,9 hab/km². Fica situada nas imediações da serra da Malcata, um dos poucos locais em Portugal onde ainda se pode encontrar o lince, um animal protegido em vias de Extinção.
Seixo do Côa é uma antiga freguesia portuguesa do município do Sabugal, com 18,21 km² de área e 171 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 9,4 hab/km². A freguesia foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Seixo do Côa e Vale Longo.